segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Os direitos do motorista direito


Voltei da Praia de Cidreira. Vim calmamente.Ouvi e vi todos os noticiários e todas as recomendações da Polícia Rodoviária: nada de excessos, nada de correria, revisar o carro, e principalmente, não ultrapassar. Segui rigorosamente os limites de velocidade.

Eis o problema: seguir as leis.


Quando a RS 40 transforma-se em pista dupla, eis o retorno transformado em inferno na terra. A pista dupla parece ser lida como "permitido 150km/h". Você seguindo a 80, em sua pista, tem dezenas de motoristas furiosos atrás de você, pressionando-o, com luz alta. Volto a repetir, você está no limite de velocidade da rodovia, mas para os outros, você é que é o ilegal.


Vejamos a origem deste fenômeno. Todos sabem que existem os chamados "três estágios da direção". O primeiro é o do motorista iniciante, é aquele fascinado pela potência do motor, pela velocidade (dromologia - ciência da velocidade) do automóvel. Não há ninguem que não conheça este est ágio, ele é caracterizado pela ansia de ultrapassagem do próximo. Nesta fase não existem diferenças sociais: tanto faz se é um Omega ou um chevette, se é novo, você TEM de ultrapassar o próximo carro.


O segundo é o do motorista irônico: ele não é mais fascinado pela velocidade, porque ele já experimentou todas as formas possíveis de ultrapassagem - pela esquerda, pela direita, na contramão, várias ultrapassagens. Ele está entendiado de tudo isso. Mas ele descobre uma novidade, um poder precioso de seu carro: mais importante do que o prazer de ultrapassar é o prazer de impedir que o ultrapassem. Ele vai normal, a 80km/h, mas quando vê que alguém quer ultrapassa-lo, voi-la, desenvolve os 150 km/h apenas pelo poder de impor seu respeito. Estes motoristas são um serio risco nas cidades e causam muitos acidentes. Como se sabe, a solidariedade é para o próximo, deixa-lo entrar na sua frente. Eles nunca deixam. Daí a mortalidade nas estradas.


O terceiro tipo é o motorista cidadão: ele segue a risca as leis. É um crente, se há uma placa dizendo "limite 60km/h", ele seguira nesta velocidade, se pedirem para reduzir, ele vai reduzir, se pedirem para ir a 80, ele irá a 80km/h. Ele não entende porque dezenas de placas estariam erradas e o motorista que corre a 150km e o xinga na RS 40 estaria certo.


Xinguei barbaramente o meu motorista de 150km/h. Se você, que está lendo, estava na RS 40 por volta das quatro horas da tarde e viu um Escort azul buzinando, com luz alta para sua ultrapassagem de 150 km /h, fique sabendo que voce mereceu todo aquele escandalo. Está na hora de ensinarmos um pouco de cidadania nas estradas para estes motoristas de segunda ordem, que devidos aos seus maus modos, aumentam as estatisticas de acidentes de transitos no Rio Grande do Sul.

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