quinta-feira, 3 de maio de 2012

As crianças e as eleições


Ir Ktaná (em hebraico, Pequena Cidade) é uma cidade miniatura criada no interior do Colégio Israelita de Porto Alegre e que possui Prefeitura e Câmara Municipal. Grabriela Saute, Isabela Zoppas Friedman, Amir Ribemboim Bliacheris, Ilana Raizler Gandin, Rodrigo Kleiserman Blumenthal, Juliana Gonzalez Wainstein, Betina Pecis Neves, Panambi Magali Ramirez Acosta, Laura Rajchenberg e Arthur Gurski Leal são seus vereadores, alunos entre 6 e 10 anos que foram diplomados no Plenário da Câmara Municipal de Porto Alegre no ultimo dia 19 de abril.

A iniciativa emérita do Professor Ricardo Fortes e da diretora Mônica Timm de Carvalho é um dos exemplos notáveis do que se pode experimentar em termos de educação para cidadania. A experiência aponta para uma aliança necessária e urgente entre o sistema de ensino e os parlamentos municipais. Claro, você pode ter dificuldades aqui e ali de organização, mas o compromisso com a socialização política, isto, a introdução dos jovens na política é responsabilidade que deve ser compartilhada pelas escolas e poder legislativo municipal, e por esta razão, essas ações são exemplares. Por esta razão, a escola está de parabéns.

Em Porto Alegre, o presidente da Câmara, vereador Mauro Zacher (PDT) e outros vereadores, tem renovado o compromisso do parlamento com as escolas. A formatura do último dia 19 é dessas ações: mesmo com uma agenda cheia que incluía até a CPI do Instituto Ronaldinho, abrir espaço no seu cotidiano, com todas as dificuldades, para elas, as crianças, nossos vereadores mirins, dá o grau de consciência do parlamento. É que um Legislativo não é grande somente pelas ações imponentes que realiza ou pelos debates que provoca, mas pela sensibilidade política que cultiva que é capaz de perceber a importância dar atenção, no meio da vida agitada do plenário, ao olhar encantado da criança, que, desde os primeiros anos, começa a assistir a vida política de nossa capital. Esse exemplo da Cãmara merece ser imitado pelos outros parlamentos.

A Câmara Municipal de Ir-Ktaná já tem seus vereadores. Esperamos que eles experimentem o drama de lutar para que sua cidade seja melhor, não apenas porque se trata de um projeto didático que une fantasia e cidadania e que ensina as crianças sobre valores, conceitos e formas de viver bem em grupo, mas porque ali está em estado nascente uma forma solidária e coletiva educar as crianças para cuidar de nossa cidade.Esperamos que um dia, diplomar crianças no parlamento seja o projeto não de uma, mas de toda a rede de ensino.Diplomar alunos vereadores: não tem preço.



Nenhum comentário: